Novas telas do TEC

Olá pessoal! Lançamos semana passada novas telas aqui no site do TEC. Embora a modificação tenha sido apenas de layout, sem alteração no funcionamento de qualquer ferramenta, a mudança gerou algumas dúvidas, então vamos dar uma passada geral pelas telas.
 
O artigo vai ficar um pouco longo, então segue um índice:
 
 
 
O acesso aos cadernos de questões pode ser feito a partir do menu superior, na aba "questões":
 
 
 
Uma vez dentro da listagem de cadernos, você pode ordená-los de três maneiras diferentes:
  • por ordem alfabética
  • por data de acesso (cadernos acessados mais recentemente ficam no topo da lista)
  • por data de criação (cadernos criados mais recentemente ficam no topo da lista)
 
 
Dentro da listagem de cadernos, a tela nos fornece o mesmo tipo de informações já apresentados na versão anterior do site.
 
 
No exemplo acima, o site indica que o "Caderno Teste" tem 4 questões, sendo que já resolvemos as 4. Daí a indicação: "4 de 4".
 
O gráfico indica que acertamos 50% das questões (parte verde da barra) e erramos 50% (parte vermelha da barra). Esta informação é acessada deixando o cursor do mouse sobre o gráfico:
 

 
No caso de tablets e celulares basta clicar sobre o gráfico para esta informação aparecer.
 
Vejam que aqui absolutamente nada mudou.
 
 
 
Todas as funcionalidades que já existiam no site continuam disponíveis. Só que agora são acessíveis a partir do botão "reticências":
 
 
Clicando nas reticências, o site traz:
 
 
Nós temos as opções de renomear o caderno, compartilhar, imprimir, mover para outra pasta e excluir.
 
Como exemplo, vamos executar a operação para renomear caderno. Basta clicar na primeira opção da lista acima. O site pedirá para digitarmos o novo nome.
 
 
Em seguida, basta dar o "ok".
 
 
A opção de "copiar filtros" permite que você monte um novo caderno de questões copiando os filtros utilizados em um caderno já existente. Antigamente esta opção ficava na listagem de cadernos.
 
No entanto, há inúmeros tipos de cadernos que não permitem cópia de filtros. Por conta disto, a opção de cópia de filtros agora fica dentro do caderno. Para acessá-la, basta entrar em um caderno qualquer. Em seguida, clique no botão de informações do caderno (parece uma pizza):
 
 
Lá embaixo há a indicação dos filtros utilizados e a possibilidade de copiá-los:
 
 
 
No exemplo acima, filtramos pelos assuntos "crase", "pontuação" e "análise sintática", dos anos de 2012, 2013 ou 2014, das bancas Ceperj, Cespe ou Cesgranrio.
 
Para criar novo caderno com esses mesmos filtros, basta clicar em "copiar filtros".
 
 
Clicando nas reticências que ficam junto ao nome da pasta, conseguimos executar ações sobre as pastas:
 
 
Observem que conseguimos:
  • renomear a pasta
  • mover os cadernos para outra pasta
  • excluir cadernos da pasta
  • excluir a pasta inteira
Além disso, clicando sobre a setinha ao lado do nome da pasta, conseguimos trocar de pasta:
 
 
Observe o detalhe da última opção, que permite criar uma nova pasta.
 
 
As favoritas, antigamente, tinham uma aba separada para elas. Agora, elas também ficam no menu "questões" e são acessíveis a partir do menu lateral direito:
 
 
Clicando em "questões favoritas", somos direcionados para a listagem de questões favoritas.
 
O funcionamento é muito similar ao dos cadernos de questões. Podemos ordenar as questões por código ou por matéria:
 
 
Clicando nas reticências conseguimos mover uma questão favorita para outra pasta, ou excluí-la:
 
 
Além disso, clicando nas reticências que ficam junto ao nome da pasta, conseguimos acessar as seguintes funcionalidades:
 
 
 
 
 
Assim como as favoritas, o fórum também tinha uma aba própria na versão anterior, e agora foi migrado para a mesma aba de "questões". Seu acesso é pelo mesmo menu do lado direito de que já falamos. Basta clicar em "discussão de questões":
 
 
A organização do fórum não mudou, continuamos agrupando as questões pelos seguintes critérios:
  • as que eu escolhi acompanhar (acompanhadas)
  • as que eu postei algum comentário (comentadas por mim)
  • aquelas com postagens recentes (recentes)
  • aquelas com muitas postagens (populares)
 
 
Outro botão que fica no mesmo menu do lado direito nos permite acessar o desempenho:
 
 
Ali conseguimos verificar o percentual de erros e de acertos por matéria e por assunto:
 
 
 
Ao passar o cursor do mouse em cima de cada gráfico (ou clicar no caso de tablets e celulares) você tem acesso à informação percentual:

 
Por padrão a tela vem aberta com as estatísticas consolidadas de todas as bancas. No entanto, clicando na setinha que fica ao lado de "todas as bancas", conseguimos também filtrar por determinada organizadora.
 
 
 
Para ser ter o dado em %
 
 
Os cursos direcionados podem ser acessados pelo menu superior:
 
 
Vamos escolher como exemplo os cursos regulares:
 
Uma vez dentro de determinado curso, temos uma tela similar a esta:
 
 
Na parte superior da tela temos a indicação de se tratar do curso de "Introdução à matemática financeira". Clicando na setinha, conseguimos trocar de matéria, caso tenhamos adquirido mais de um módulo:
 
 
No exemplo acima, nós compramos os cursos de Administração Pública, Contabilidade Geral e Raciocínio Lógico. Assim, conseguimos alternar para qualquer um destes cursos.
 
Para acessar as funcionalidades referentes aos cadernos, basta clicar nas reticências. O funcionamento é análogo ao que mostramos para o Sistema de Questões.
 
 
 
Para acessar o desempenho relacionado ao curso, basta ir ao menu do lado direito:
 
 
O funcionamento da tela é igual ao da tela de desempenho do sistema de questões, já apresentada neste artigo:
 
 
 
Com isso esperamos ter dado uma visão geral de como ficou o site.
 
Como vocês puderam notar, foi mais uma alteração na aparência, acompanhada de uma reorganização das funcionalidades, mas sem alterar o funcionamento das ferramentas.
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.