Nova Seção Pesquisas - Parte 1

Oi Pessoal!
 
Aqui é o Thiago Signoretti, um dos coordenadores do Tec, para mais um artigo sobre novidades e melhorias em nosso sítio. Seguindo a linha de "sempre evoluir e inovar para melhor atendê-los" apresento a nossa última implementação que acredito ser muito útil a todos os concurseiros e vem preencher uma lacuna que antes existia em nosso sistema.
 
A bola da vez é a seção Pesquisas do Tec, acessada pela aba . Estas melhorias foram para o ar na semana passada mas somente agora conseguimos respirar aqui e preparar um texto falando sobre o assunto.
 
Bom, no título deste artigo colocamos o termo "Parte 1". Então vocês nos perguntam: "Mas por que isso?". Respondemos: Simples! Dividimos a reformulação desta seção do site em duas. A primeira (que é objeto deste artigo) se trata do resultado da busca. A segunda (que estamos implementando) se trata de como chegar ao resultado.
 
Então a forma de se buscar concursos ainda continua a mesma. O que mudou é a forma que mostramos o resultado e o que você pode fazer lá dentro. Todas as modificações visaram uma integração completa entre as pesquisas e a resolução de questões, além de uma melhor organização do conteúdo. Agora você pode, por exemplo, gerar um caderno de questões do concurso pesquisado ou resolver ali mesmo as questões. Legal, não?
 
Bom, chega de "lero lero" (e não Lepo Lepo, hein rs!) e vamos ao que interessa: as melhorias e novos recursos!
 
Vamos pegar um exemplo que fica mais claro (e bem sugestivo também rs!). Acessando a aba pesquisas, na busca rápida (poderia ser usada também a avançada) digite o termo "AFRFB". O resultado é o seguinte:
 
 
Clicamos em Detalhes na primeira linha (AFRFB 2012). Aqui começam as mudanças:
 
Dividimos o resultado da pesquisa em 4 abas:
 
1 - Informações: todos os dados do concurso pesquisado a sua mão: concorrência, notas de corte, notas dos aprovados, tipos de provas, entre outros. É uma ficha completa sobre a seleção.
 
 
2 - Questões: aqui é a maior novidade. Possibilita ver e resolver as questões do concurso pesquisado. Mas vamos falar melhor dela mais adiante.
 
3 - Arquivos: colocamos à disposição do aluno todos os arquivos importantes do concurso como provas, editais e gabaritos definitivos bem como arquivos que subsidiaram as informações da aba 1.
 
 
4 - Concursos relacionados: uma lista de links para concursos de mesmo cargo e/ou órgão. Assim você pode navegar entre as edições anteriores e posteriores daquele concurso ou, ainda, visitar todos os concursos do mesmo órgão.
 
Como dito acima, vamos detalhar mais o conteúdo da aba 2 - Questões, pois é onde estão as maiores novidades e recursos.
 
Quando clicamos neste botão, por padrão, aparecem todas as questões do concurso, separadas por prova (são todas as provas objetivas aplicadas naquele concurso). Cada quadradinho representa uma questão e clicando-se nele a referida questão será exibida.
 
 
Esta questão pode ser resolvida ali mesmo. Também estão acessíveis o comentário da questão e o fórum de debate e, ainda, há a possibilidade de se favoritá-la.
 
As questões são navegáveis, ou seja, você pode passar para a próxima pelas setas do teclado ou pode clicar em outra questão desejada. Enfim, aqui mesmo você já pode começar a resolver questões se assim desejar.
 
Há também a possibilidade de se criar um caderno com essas questões e refinar sua busca clicando no botão: 
 
 
Você será encaminhado para o gerador com os filtros selecionados podendo customizar ainda mais (acrescentando mais filtros):
 
 
Voltando para a aba Questões. Você pode alternar o modo de visualização das questões para por "Todas as Matérias" e, da mesma forma que o modo anterior, resolver as questões aqui mesmo ou gerar cadernos (da prova completa ou de uma matéria específica). Quer detalhar mais? Tudo bem! Você pode escolher uma determinada matéria e as questões virão separadas por assunto. Não precisamos falar que os mesmos recursos dos modos anteriores estão presentes aqui também, né?
 
 
Enfim, com isso eliminamos um grande ponto fraco que o Tec tinha: a integração das pesquisas com a resolução de questões. Agora você pode:
 
  • Resolver questões criando cadernos de questões pelo gerador (é o jeito conhecido que sempre existiu).
  • Resolver questões pelo resultado da pesquisas de concursos (novidade);
  • Ir de "um mundo para o outro" sempre que desejar", pois agora ambos estão integrados (também novidade).
 
As pesquisas são mais indicadas para o aluno que quer uma prova ou questão específica. Quer um questão X de um concurso Y? Você pode até achar essa questão criando um caderno pelo gerador mas é bem mais rápido e prático usando este novo recurso no Pesquisas. Agora, se o seu intuito é treinar o aprendizado e customizar totalmente sua prova de acordo com suas necessidades indicamos o bom e velho gerador de cadernos de questões. A escolha é com vocês!
 
Bom, é difícil passar em um artigo todo o potencial e recursos que essa nova funcionalidade possui. Que tal usar na prática e postar aqui seu feedback? Esperamos vocês...
 
Ressaltamos que não vamos parar por aí. Temos planos para novos recursos nos resultados (a chamada "parte 1") e estamos mexendo neste momento com a "parte 2" (que é a forma de se buscar concurso e questões). Já pensou em colar um trecho de uma questão e o Tec trazê-la diretamente a você com um clique? Então, podem esperar que isso será possível....
 
Esperamos que gostem das mudanças e melhorias.
 
Forte Abraço!

Thiago
Tec Concursos
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.