Guia para Polícia Federal 2018 (Agente e Escrivão)

Atualização em 18/6/2018: inclusão dos guias de Direito Penal e Processo Penal; 20/06/2018: Inclusão dos guias de Informática e Contabilidade.

Olá, pessoal! 
 
Foi publicado recentemente o edital da Polícia Federal. Neste artigo trazemos o guia de estudos para os cargos de Agente e Escrivão. Os demais cargos virão em um guia a parte.
 
Segue abaixo alguns dados básicos do concurso.
 
 Banca Cespe
Remuneração
Agente e Escrivão R$ 11.983,26
Inscrições
De 19/06/2018 a 02/07/2018
Data da prova
19/08/2018
 
Preparamos um guia de estudos para esse concurso. Basta apenas clicar na matéria de seu interesse que você será automaticamente direcionado para o módulo de teoria/questões comentadas.
 
Para os cargos de Agente e Escrivão
 
Para o cargo de Escrivão
 
Observações: em "Informática", não contemplamos os assuntos Noções de aprendizado de máquina, API (application programming interface), Metadados de arquivos e Noções de programação em R; em "Estatística", não contemplamos os assuntos intervalos de credibilidade, regressão linear - critério de máxima verossimilhança e análise de resíduos; em "Raciocínio Lógico", o tema de probabilidade não foi abordado, pois já consta do caderno de Estatística.
 
Observação para a matéria Estatística: Infelizmente o edital trouxe tópicos bastante avançados, que remetem sim a questões cuja cobrança só costuma ocorrer em concursos específicos para profissionais com formação em exatas. Como a matéria é novidade no concurso de Agente e Escrivão, é possível que grande parte dos candidatos não tenha tido qualquer contato anterior com a matéria. Neste caso, recomenda-se focar apenas na parte de "Estatística Descritiva", que é relativamente mais fácil, mais "probabilidade", e ignorar o restante da matéria. Para pessoas com formação em exatas, ou com experiência anterior com a matéria, é possível ir avançando gradualmente, até fechar o caderno.
 
Importante: Nos guias acima, demos prioridade para questões recentes da banca, pois é mais relevante pegar questões recentes do que, obrigatoriamente, questões dos concursos anteriores da própria PF.
 
Em todo caso, para quem gosta de resolver as provas anteriores do mesmo órgão, seguem as provas anteriores de agente (2014 e 2012):
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.