Guia para o STM

Olá, pessoal! 
 
Foi publicado recentemente o edital do Superior Tribunal Militar (STM) para os cargos de Analista Judiciário e de Técnico Judiciário da Justiça Militar da União, em diversas especialidades.
 
Segue abaixo alguns dados básicos do concurso.
 
Banca Cespe
Remuneração
Analista R$ 11.006,83
Técnico R$ 6.708,53
Inscrições De 27/12/2017 a 15/01/2018
Data da prova
04/03/2018
 
Preparamos um guia de estudos para esse concurso. Basta apenas clicar na matéria de seu interesse que você será automaticamente direcionado para o módulo de teoria/questões comentadas.
 
Conhecimentos básicos para todos os cargos
Observações: em "Noções de Informática", não contemplamos Microsoft Outlook, Grupos de Discussão e Redes Sociais.
 
Conhecimentos Específicos
Cargo: Analista Judiciário - Área: Administrativa
 
Cargo: Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade : Contabilidade
Observações: em "Auditoria Governamental", não contemplamos os itens 9, 12 e 15; em "Contabilidade Geral", não contemplamos os itens 19, 24 e 27; em "Contabilidade Pública", cabe ressaltar que o tópico 22.1: NBC TSP nº 01 a nº 16 não se encontra integralmente previsto pelo livro, sendo pertinente que o aluno faça a leitura das normas.
 
Cargo: Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Engenharia Civil
Observações: não contemplamos as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça nº 70/2009, nº 114/2010 e nº 132/2011 e as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça nº 70/2009, nº 114/2010 e nº 132/2011. 
 
Cargo: Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Estatística
Observações: não contemplamos os assuntos Análise de Resíduos, Estimadores de Razão e Regressão, Estatística Computacional, Geração de Números Aleatórios, Simulação de Variáveis Aleatórias, Estimação por Métodos Computacionais, Inferência Bayesiana e  Suficiência de Estimadores.
 
Cargo: Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Revisão de Texto
Observações: não contemplamos o item 15 do Edital.
 
Cargo: Analista Judiciário - Área: Judiciária
Observações: em "Direito Penal Militar", não contemplamos os assuntos hostilidade e ordem arbitrária, crimes contra a pessoa, crimes contra o patrimônio, rapto e violência carnal; em "Legislação Especial", as Leis 11.418/2006 e 9.800/1999 foram incorporadas ao atual CPC; não contemplamos as as Resoluções STM 113/2002, 132/2005 e 154/2007 que regulamentaram o processo eletrônico no âmbito do STM.
 
Cargo: Técnico Judiciário - Área: Administrativa
Observações: a respeito do item "Noções de Administração Financeira e Orçamentária", apesar de o edital não mencionar expressamente a receita pública, incluímos tal assunto por dois motivos:
 
- a banca poderia entender que o item "classificações orçamentárias" abarca as classificações referentes à receita;
- é incomum uma prova cobrar apenas despesa e crédito, deixando de fora a receita. 
 
Diante desta redação confusa do edital, preferimos errar por excesso que por falta. O candidato que quiser se ater especificamente ao que consta do edital, pode pular as questões sobre Receita Pública. 
 
 
Observações gerais: não contemplaremos os cargos Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Sistemas, Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Serviço Social e Técnico Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Programação de Sistemas.
 
 
Desejamos uma excelente preparação a todos, e, é claro, uma prova maravilhosa. Que este seja o seu concurso!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.