Guia para o BACEN

Olá, pessoal! 
 
Estamos elaborando um guia de estudos para o Banco Central do Brasil  com base no último edital (2013), respectivamente para os cargos de Analista e Técnico do Banco Central do Brasil. 
 
Segue abaixo alguns dados básicos dos concursos.
 
Banca Cespe
Remuneração
Analista R$ 14.289,24
Técnico R$ 5.421,30
 
Preparamos um guia de estudos para esse concurso. Basta apenas clicar na matéria de seu interesse que você será automaticamente direcionado para o caderno de teoria/questões comentadas.
 
Analista do Banco Central do Brasil
Conhecimentos básicos para todas as áreas
Observações: em "Direito Administrativo", não contemplamos os assuntos Penalidades aplicáveis às instituições do Sistema Financeiro Nacional (Lei nº 4.595/1964) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF): atribuições e estrutura (Lei nº 9.613/1998 e Decreto nº 2.799/1998); em "Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamento Brasileiro", não contemplamos os assuntos Instrumentos de pagamento, Transferência Eletrônica Disponível (TED), Cheque, Boleto de pagamento e Sistemas de Transferência de Fundos.
 
Conhecimentos específicos
Área 3 - Política Econômica e Monetária
Observações: em "Operações Bancárias e Sistema de Pagamento Brasileiro", não contemplamos os assuntos Letras financeiras, Letra de crédito imobiliário, Letra de crédito do agronegócio, Operações ativas: características e finalidades, Contratos de mútuo, Financiamentos imobiliários, Crédito consignado, Operações de microcrédito, Mercado monetário, Fatores condicionantes da base monetária, Operações de mercado aberto, Recolhimentos compulsórios sobre recursos à vista, a prazo e encaixe de poupança: finalidades, Redesconto do Banco Central: modalidades, prazos e finalidades, Operações de liquidez no mercado interbancário e Taxas de juros no mercado interbancário
 
Área 4 - Contabilidade e Finanças
Observações: em "Supervisão de Instituições Financeiras", não contemplamos os assuntos Responsabilidades de Administradores e de Controladores de Instituições Financeiras (Leis nºs 6.024/1974 e 9.447/1997, e Decreto Lei nº 2.321/1987).
 
Área 5 - Infraestrutura e Logística
Observações: em "Informática Avançado para Usuários", não contemplamos os assuntos Sharepoint 2010, SQL Server Reporting Services (SSRS) 2012  e 9 Programação em ferramentas estatísticas, matemáticas ou econométricas.
 
Área 6 - Gestão e Análise Processual
Observações: não contemplamos o tópico Aprendizagem Organizacional e Educação. Em "Comunicação", só contemplamos o item 3 do edital; em "Teoria das Organizações", não contemplamos os assuntos Gestão de normativos e manuais Internos, Conceitos gerais, Regimento interno,Manuais de procedimentos e rotinas e manuais de serviço.
 
Técnico do Banco Central do Brasil
Conhecimentos básicos para todas as áreas
Observações: em "Gestão Pública", não contemplamos os assuntos Estado, Governo e Sociedade: conceito e evolução do Estado contemporâneo, aspectos fundamentais na formação do estado brasileiro, teorias das formas e dos sistemas de governo, Administração Estratégica, Organização do Estado e da gestão, Serviço de atendimento ao cidadão, Comunicação interna e externa,  relacionamento interpessoal e trabalho em equipe; em "Noções de Direito Administrativo", não contemplamos os assuntos Disposições gerais (arts.236 ao 242).
 
Conhecimentos específicos
Área 1 - Suporte Técnico-Administrativo
 
Observações gerais: não contemplamos as áreas 1 e 2 do cargo de Analista e área 2 do cargo de Técnico.
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.