Guia para DPE/BA

Olá, pessoal!
 
Tornou-se público o processo seletivo simplificado, para contratação de pessoal sob regime especial de Direito Administrativo - REDA, visando atender, por tempo determinado, às necessidades temporárias de excepcional interesse público, no âmbito da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
 
Segue abaixo alguns dados básicos do concurso.
 
Banca CPS UNEB
Remuneração
R$ 1.543,99  a R$ 2.614,65
Inscrições
De 30/11/2018 a 16/12/2018
Data da prova
03/02/2019
 
Preparamos um guia de estudos para esse concurso. Basta apenas clicar na matéria de seu interesse que você será automaticamente direcionado para o módulo de teoria/questões comentadas.
 
Para todos os cargos de Nível Superior
Conhecimentos Gerais
 
Observações: em "Legislação Institucional", não encontramos questões específicas para o item Emendas Constitucionais Federais nº 41/03, nº 45/04 e nº 80/14 e Emenda Constitucional Estadual nº 11/05.
 
Conhecimentos específicos
Cargo: Direito
 
Cargo: Administração
 
Cargo: Ciências Contábeis
 
Cargo: Secretário Executivo
 
Observações: não contemplamos os assuntos Administração de Empresas. Gestão Secretarial. Técnicas Secretariais. Desenvolvimento Organizacional. Relações Públicas. O novo profissional: Secretário Empreendedor. Organização do Trabalho Secretarial: atendimento ao público e atendimento telefônico. Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. Ordem Geral de Precedência. Organização de Eventos. Etiqueta Organizacional. Comunicação Profissional. Comunicação Interna: Endomarketing. Planejamento e organização de viagens. Preparação de Reuniões. Organização da Agenda.
 
Cargo: Engenharia Civil
 
Conhecimentos gerais para Agente Administrativo e Nível Médio e Técnico
 
Conhecimentos específicos
Cargo: Agente Administrativo
 
Observações: não contemplamos os assuntos Princípios fundamentais para um bom atendimento. Conceito de cliente. Tipos de clientes e como lidar com cada tipo. Atendimento telefônico e pessoal. Transferência de Chamadas. Sistemas telefônicos. Tratamento Pessoal. Como atender chamadas externas e como anotar recados. 
 
Cargo: Técnico em Informática
 
Observações:
 
Na matéria de "Matemática e Raciocínio Lógico", tanto o edital para nível médio e técnico quanto o edital para nível superior preveem a seguinte passagem:
 
Uso adequado da linguagem matemática. A interpretação e expressão (verbal e textual) de fenômenos naturais, físicos, culturais e socioeconômicos. Transcrição de mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, identificando padrões matemáticos em situações reais do cotidiano. Organização do pensamento matemático identificando as variáveis determinantes e secundárias. Seleção de dados e interpretação de sequência para resolução de problemas.
 
Esta parte do edital é extremamente vaga, não dizendo exatamente o que será cobrado. Tome-se, por exemplo, o "uso adequado da linguagem matemática": podemos estudar a linguagem matemática aplicada a uma questão de conjuntos, de lógica de primeira ordem, de cálculo diferencial e integral, ou a qualquer outro tema. Ao se mencionar a linguagem matemática sem dizer a que ela será aplicada, impossibilita-se a montagem de qualquer material a respeito. 

De igual modo, quanto à passagem "transcrição de mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa", não se sabe em que tipo de tópico isto será aplicado. Pode-se fazer tal transcrição tanto numa questão de equações de primeiro grau, de progressão aritmética, de sistemas lineares, de geometria analítica, cálculo vetorial ou qualquer outro assunto.

As mesmas observações valem para os demais temas citados, com exceção de "Interpretação e expressão de fenômenos culturais e socioeconômicos", que não faz parte da matemática. 
Deste modo, o guia será composto tão somente dos temas mais corriqueiros em provas de matemática e raciocínio lógico, e que são justamente aqueles mencionados no edital para nível médio, abaixo transcrito. Ignoraremos a passagem extremamente genérica acima indicada. 

Segue a parte do edital que de fato elenca os temas que podem ser cobrados, e que foi usada na montagem do guia:

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). expressões numéricas. múltiplos e divisores de números naturais. problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais. regra de três. porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, às conclusões determinadas  
 
 
Desejamos uma ótima preparação a todos! 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.