Guia para a Sefaz/BA

Olá, pessoal!
 
O edital do tão aguardado concurso da Sefaz/BA nunca esteve tão iminente! O último concurso do gênero foi realizado em 2004, sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC). 
 
O próximo concurso já consta como certo a oferta de 60 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. A responsável pelo mesmo também será a FCC. 
 
Para que vocês já possam se preparar, resolvemos elaborar o nosso tradicional guia de estudos para esse concurso, com base no último edital (2004). 
 
Para acessar os nossos conteúdos, basta clicar na matéria de seu interesse que você será automaticamente direcionado para o módulo de teoria/questões comentadas.
 
Igual para todas as áreas
 
Observações: em "Direito Administrativo", não foram contemplamos os assuntos artigos 89 a 95 da Constituição da Bahia e sobre Lei Complementar Estadual n. 005/91.
 
Igual para as áreas de Administração, Finanças e Controle Interno
 
Observações: não contemplamos o tópico de Informática. Em "Finanças Públicas", não contemplamos o assunto Tópicos específicos do Governo da Bahia.
 
Para a área de Tecnologia da Informação
 
Observações: não contemplamos o tópico Informática.
 
Em relação ao assunto Gestão Organizacional, seguem as seguintes considerações: 
 
a) Não elaboramos um caderno para o item "Conhecimentos de processos de licitação – Legislação federal" porque o conteúdo já foi contemplado em Dir. Administrativo que é comum a todas as áreas. Por isso, fiz só para a legislação estadual;

b) O item "Conhecimentos de processos de ISO - sistemas de qualidade" está no caderno que montamos para gestão organizacional e entendemos que pode ter sido contemplado, de forma genérica, em questões de ferramentas de gestão da qualidade. 
No entanto, como se trata da área de TI, montaremos um caderno que trate das normas ISO de TI apenas com o pós-edital;

c) Dinâmica das organizações engloba a questão da organização como sistema social, cultura, motivação, liderança e comunicação (que são os itens seguintes do edital). Da mesma forma que turbulência, adaptação; e flexibilidade organizacional são tratados em impacto do ambiente das organizações - na visão sistêmica. 
 
 
 
Observações gerais: optamos por não contemplar os conteúdos relacionados a Tecnologia da Informação devido a complexidade do assunto. Assim, a elaboração do conteúdo só compensará com a análise do pós-edital. 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.