Guia para a ALESE

Olá, pessoal! 
 
Foi publicado recentemente o edital da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe para os cargos de Analista e Técnico.
 
Segue abaixo alguns dados básicos do concurso.
 
Banca FCC
Remuneração
Analista R$ 4.830,00
Técnico  R$ 3.769,36
Inscrições De 18/01/2018 a 27/02/2018
Data da prova Prova Objetiva 22/04/2018
 
Preparamos um guia de estudos para esse concurso. Basta apenas clicar na matéria de seu interesse que você será automaticamente direcionado para o módulo de teoria/questões comentadas.
 
Igual para todos os cargos
 
Para todos os cargos de Analista
Observações: não contemplamos os assuntos Resolução nº 33/2005 (Regimento Interno da ALESE), Lei Complementar Estadual nº 33/1996 (Lei de Procedimentos Administrativos do Estado de Sergipe) e Lei Complementar Estadual 205/2011 (Lei Orgânica do TCE/SE).
 
Cargos: A01 - Analista Legislativo - Área Técnico-Jurídica - Especialidade Apoio Jurídico e B02 - Analista Legislativo - Área Apoio Técnico ao Processo Legislativo - Especialidade Processo Legislativo
 
Conhecimentos gerais
Observações: em "Direito Ambiental", não contemplamos a Legislação e Constituição Estadual de Sergipe; em "Direitos Difusos e Coletivos", não contemplamos os assuntos Estatuto da Criança e do Adolescente, Princípios, Direitos fundamentais, Prevenção, Política de atendimento, Medidas de proteção, Proteção da criança e do adolescente em juízo: individual e coletiva, Conselho tutelar e  Modelo assistencial em saúde mental (Lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001).
 
Conhecimentos específicos
Observações: em "Direito Administrativo", não contemplamos o assunto Cadastro Municipal das entidades parceiras do terceiro setor.
 
Cargo: B02 - Analista Legislativo - Área Apoio Técnico ao Processo Legislativo - Especialidade Processo Legislativo
Observações: em "Administração Financeira e Orçamentária", não contemplamos o assunto Execução orçamentária e financeira na visão da Nova Contabilidade Pública (Parte I do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Procedimentos Contábeis e Orçamentários).
 
Para as Áreas e Especialidades do cargo de Analista Legislativo (Códigos C03 a O15)
Conhecimentos gerais
 
Conhecimentos específicos
Cargo: C03 - Analista Legislativo - Área Técnico-Administrativo - Especialidade Administração
 
Cargo: E05 - Analista Legislativo - Área Técnico-Administrativo - Especialidade Arquivologia
 
Cargo: H08 - Analista Legislativo - Área Técnico-Administrativo - Especialidade Contabilidade
Observações: em "Administração Financeira e Orçamentária", não contemplamos os assuntos Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Edição atualizada: Anexos – Ementário da Natureza da Receita; Parte I - Procedimentos Contábeis Orçamentários) e Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais: Reflexo Patrimonial das Despesas de Exercícios Anteriores; em "Auditoria", não contemplamos os assuntos Avaliação quantitativa e qualitativa de desempenho orçamentário, Coleta de dados e informações do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI para Relatórios de Gestão Anual; em "Contabilidade Pública", não contemplamos os assuntos NBC TSP 05 - Contratos de Concessão de Serviços Públicos: Concedente, Decreto- Lei nº 200/1967 e Instrução Normativa TCU nº 63/2010.
 
Cargo: I09 - Analista Legislativo - Área Técnico-Administrativo - Especialidade Economia
Observações: em "Finanças Públicas", não contemplamos o assunto Economia no Estado de Sergipe; em "Métodos Quantitativos", não contemplamos o assunto princípios de álgebra matricial. Além disso, o edital não menciona exatamente quais distribuições, quais testes de hipóteses e quais tipos de intervalo de confiança vai cobrar. Com isso, selecionamos os mais comuns em provas. 
 
 
Cargo: K11 - Analista Legislativo - Área Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico - Especialidade Engenharia Civil
Observações: não contemplamos os assuntos Gestão e Fiscalização de Contratos por escopo ou continuados: (Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, Instrução Normativa Técnica nº 005 de 25 de maio de 2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão).
 
 
Para o cargo de Técnico Legislativo - Área Apoio Técnico-Administrativo
Conhecimentos gerais
Observações: em "Noções de Informática", a versão do Office abordada é a de 2010 e não contemplamos o assunto Microsoft Outlook.
 
Conhecimentos específicos
Observações: em "Legislação Institucional", não contemplamos os assuntos Resolução nº 33/2005 (Regimento Interno da ALESE), Lei Complementar Estadual nº 33/1996 (Lei de Procedimentos Administrativos do Estado de Sergipe) e Lei Complementar Estadual 205/2011 (Lei Orgânica do TCE/SE).
 
 
Observações gerais: não contemplamos os conhecimentos específicos para os cargos Analista Legislativo – Área Instalações, equipamentos, ocupação e ambientação de espaço físico - Especialidade Arquitetura, Analista Legislativo – Área Saúde e Assistência Social - Especialidade Assistência Social, Analista Legislativo – Área Técnico-Administrativo - Especialidade Biblioteconomia, Analista Legislativo – Área Saúde e Assistência Social - Especialidade Enfermagem, Analista Legislativo –- Área Comunicação Social - Especialidade Jornalismo, Analista Legislativo – Área Saúde e Assistência Social - Especialidade Medicina, Analista Legislativo – Área Saúde e Assistência Social - Especialidade Odontologia, Analista Legislativo – Área Saúde e Assistência Social - Especialidade Psicologia e Técnico Legislativo - Área – Taquigrafia.
 
 
Desejamos uma excelente preparação a todos, e, é claro, uma prova maravilhosa. Que este seja o seu concurso!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.