Guia de Estudos para Sefaz MA

[Editado em 14/7/2016, com a inclusão do módulo de tributário, último que estava pendente]
 
Olá pessoal! Nossos professores estão montando os módulos voltados para o concurso da Secretaria de Fazenda do Maranhão. Os primeiros já concluíram os trabalhos, conforme tabela abaixo. Basta clicar no nome da matéria para ser direcionado ao curso já montado, com teoria e questões comentadas.
 
Lembrando que o guia só abrange matérias para as quais temos material teórico lançado. A exceção foi inglês, em que eu mesmo filtrei questões comentadas da banca FCC, montei um caderno, e compartilhei a URL.
 
Um abraço e bons estudos!
 
Vitor Menezes.
vitor@tecconcursos.com.br
 

Matéria Cargo Quantidade de questões
Português Todos 1.569
(só questões comentadas)
Todos 254
Raciocínio lógico Todos 207
Matemática básica Todos 487
Matemática financeira Todos 421
Estatística Todos 376
Direito administrativo Todos 1.178
Direito civil Todos 738
Direito empresarial Todos 162
Direito Constitucional Todos 1.652
Direito Penal Todos 940
Contabilidade Geral e Avançada Auditor 516
Contabilidade Geral Técnico 164
Auditoria Auditor 747
Gestão de projetos Técnico TI 170
Segurança da informação Técnico TI 194
Banco de Dados Técnico TI 200
Gestão de TI Técnico TI 58
Direito Tributário Todos 426
 
 
Observações:
  • Em matemática básica, por segurança, incluímos o tópico de "equações de primeiro grau", mesmo sem menção expressa do edital; pelo mesmo motivo incluímos "princípio da casa dos pombos". Não incluímos porcentagem, pois tal assunto ficou para o módulo de matemática financeira. Não incluímos probabilidade, que ficou para o módulo de estatística.
  • Em matemática financeira não incluímos regra de 3 e grandezas proporcionais, pois tal assunto foi abordado em matemática básica
  • O edital de estatística fala genericamente em "estatística descritiva". Incluímos apenas os assuntos que são exaustivamente cobrados em prova - medidas de posição e de dispersão. Deixamos de fora as medidas de assimetria e curtose por serem raramente cobradas, mesmo quando mencionadas expressamente nos editais. O edital não especifica quais testes de hipóteses podem ser cobrados. Incluímos apenas testes para média e proporção, os mais comuns em prova. Inserimos ainda estimação intervalar e pontual, também não indicados no edital. Isso porque não faz sentido estudar direto teste de hipóteses sem antes estudar estimadores.
  • Em direito empresarial não abordamos "títulos de crédito".
  • Em auditoria não abordamos os itens 1, 2.16, 3 e 4. Misturamos questões de várias bancas, dada a pequena quantidade de questões FCC desta matéria.
  • Segurança da informação: o material não contempla "ataques e ameaças"
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.