Guia de Estudos - IBGE

Olá pessoal! Com a publicação do edital do IBGE, temos recebido solicitações de auxílio com a customização dos materiais.
 
Vamos colocar os guias por cargo. Basta clicar na matéria para ser direcionado para o módulo já preparado.
 
Técnico
 
Observação: ainda não temos uma boa base para a matéria de geografia. Estamos trabalhando para sanar esse ponto. Até lá, não incluiremos a disciplina neste guia. Assim que tivermos novidades, atualizo este artigo.
 
Para português indicamos o curso completo da Professora Denise Carneiro. Incluímos unicamente questões da FGV
 
No material de matemática colocamos o conteúdo de matemática do ensino fundamental e médio. Utilizamos questões de várias bancas para conseguir um quantitativo razoável de questões. Não foi possível nos restringirmos à FGV, dada a pequena quantidade de questões anteriores da banca.
 
Ainda dentro do edital de matemática, é cobrada a parte de sequências e reconhecimentos de padrões, além de "problemas de raciocínio", o que no TEC alocamos dentro de raciocínio lógico. Como é um tipo de conteúdo para o qual não se tem uma teoria, indicamos diretamente um caderno de questões.
 
O edital de matemática traz ainda matemática financeira, e é bem vago nesse ponto, falando em "juros e noções de matemática financeira", sem detalhar exatamente o que se entende por "noções". Aqui optamos por incluir "juros e descontos simples", além de "juros e descontos compostos", que é o que as bancas costumam cobrar em casos de editais vagos. Quando se cobram tópicos mais avançados, como "sistemas de amortização", ou "rendas", eles são citados expressamente.
 
Finalmente, dentro de matemática ainda temos a parte de "matemática discreta", que inclui a introdução à estatística. O edital novamente é muito vago, falando em "medidas", sem detalhar que medidas vai cobrar. Aqui optamos por dar apenas as mais introdutórias, quais sejam, as medidas de posição.

Analista e Tecnologista
 
Prova Matéria Quantidade de questões
Conhecimentos básicos Português 748
Conhecimentos básicos Inglês 141
Conhecimentos básicos Raciocínio Lógico 198
Conhecimentos básicos Estatística 638
Especialidade Planejamento e Gestão Administração geral 577
Especialidade Planejamento e Gestão Administração pública 440
Especialidade Planejamento e Gestão Gestão estratégia e gestão de processos 470
Especialidade Recursos Humanos - Desenvolvimento de pessoas Visão geral da área de RH 439
Especialidade Auditoria Contabilidade pública 1.774
Especialidade Auditoria Administração Geral 1.248
Especialidade Auditoria Auditoria 324
Especialidade Auditoria Direito Administrativo 316
Especialidade Economia Microeconomia 811
Especialidade Economia Macroeconomia 1.042
Especialidade Orçamento e Finanças Administração Financeira e Orçamentária 1.569
 
 
Notas:
 
Para inglês ainda não temos material teórico, então filtramos apenas por questões comentadas da banca FGV. Em raciocínio lógico, incluímos questões FGV e Cesgranrio, para dar um quantitativo maior.
 
Para português indicamos o curso completo da Professora Denise Carneiro. Incluímos unicamente questões da FGV
 
Em estatística/conhecimentos básicos, temos várias considerações:
  • inserimos, além das questões FGV, várias da FCC e da Cesgranrio para complementar o estudo, pois havia poucas questões FGV na base
  • incluímos outras distribuições de probabilidade além das elencadas no edital, pois são importantes para introduzir o assunto, tais como a uniforme discreta, a uniforme contínua, e a de Bernoulli
  • o edital silenciou sobre exatamente quais propriedades dos estimadores serão cobradas; idem para quais intervalos de confiança serão exigidos; idem para quais testes de hipóteses podem ser cobrados. Nos baseamos então no conteúdo mais comum em concursos de forma geral: intervalos de confiança e testes de hipóteses para média, variância e proporção
Em contabilidade pública, dentro da especialidade Auditoria, o edital não veio legal, pois está cobrando a 5ª edição do MCASP, que já está defasada, e no final cita a Portaria 700/2014, que aprovou a 6ª edição. Nossa recomendação: estudar o que está atualizado (o livro dos professores Noleto e Saraiva já está conforme a 6ª edição). Considerando os tópicos da 5ª edição informados no edital, os seguintes tópicos não constam do material (devem ser lidos diretamente do manual antigo): Princípios orçamentários (Parte I - Procedimentos Contábeis Orçamentários), Sistema de Custos (Parte II - Procedimentos Contábeis Patrimoniais). Além disso, o tópico "Fases do Inventário" também não consta do material (o restante que diz respeito a Inventário está no livro).
 
Em contabilidade pública, dentro da especialidade Ciências Contábeis, incluímos apenas o que era exclusivamente de contabilidade pública, deixando de fora tópicos como lei de licitações, prestações de contas, tomada de contas, dívida ativa (o material aborda apenas as noções básicas, que é o que de fato costuma ser cobrado em provas) e sistema tributário nacional. No que se refere às normas de contabilidade pública não abordadas, temos a NBC T 16.3 (Planejamento) e 16.8 (Controle Interno), que devem ser lidas a parte. 
 
Em ambos os casos, filtramos questões comentadas não só da FGV, mas também da ESAF, FCC e Funiversa para maior base de treinamento.
 
Em macroeconomia os seguintes tópicos não foram abordados. Aliás, são tópicos raramente cobrados em prova: Tabelas de Recursos e Usos (TRU): Oferta de Bens e Serviços, Demanda Total e Componentes do Valor Adicionado. Análise insumo - produto. Contabilidade social a preços correntes e constantes. Índices de preços e de quantidade, deflator implícito. Setores de atividade econômica: agropecuária, indústria e serviços.
 
No caso de AFO o módulo não contempla os seguintes itens do edital: Instrução Normativa RFB nº 971/2009 - INSS, Lei nº 691/1984, acrescentado pela Lei nº 4.452/2006, Câmara Municipal do Rio de Janeiro – ISS.
 
Para auditoria, o módulo não contempla os seguintes itens do edital: Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF - IIA/AUDIBRA)
Resolução CFC nº 986/03, Instrução Normativa CGU nº 24/2015

 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.