Cursos teóricos do TEC: por que você deve adquirir

Olá pessoal! Aqui quem vos fala é o prof Vítor Menezes, um dos coordenadores do TEC Concursos.
 
Como todos vocês sabem, recentemente o TEC Concursos incorporou cursos teóricos entre os produtos oferecidos. No artigo de hoje respondemos às principais perguntas dos concurseiros e explicamos por que você deve adquirí-los.
 
Antes de mais nada, é importante entender o funcionamento do produto.
 
Peço que leia o artigo até o final, pois nele damos informações sobre um curso gratuito disponibilizado aqui no TEC.
 
 
1) Produtos disponíveis no TEC:
 
Hoje temos dois produtos pagos:
  • Sistema de Questões: o aluno paga uma assinatura (30, 90 ou 180 dias) e tem direito a acessar toda a nossa base de questões. Veja os preços aqui.
  • Cursos Direcionados: o aluno paga para ter acesso a um material voltado para determinado edital.
 
2) Funcionamento dos cursos direcionados
 
Cada curso pode ser vendido em dois formatos: só questões ou questões + teoria.
 
Os cursos só de questões apresentam questões comentadas por professores do TEC, abarcando determinado o edital. As questões são selecionadas conforme o conteúdo programático do seu edital, e dando preferência para a banca que irá organizar o concurso.
 
Em cada questão você pode ver o comentário do professor, debater com os outros alunos no fórum da questão, resolver, e, posteriormente, acompanhar suas estatísticas de evolução e desempenho.
 
Nos cursos de questões + teoria, além de tudo que falamos acima, você tem material teórico de suporte, também elaborado pelos professores do TEC.
 
Ambos os produtos são uma evolução dos antigos "Editais em exercícios". Na verdade a evolução está só no começo, a ideia é realmente fazer uma revolução, temos uma série de novas funcionalidades ainda por vir.
 
Enquanto as novas funcionalidades não vão ao ar, vamos resumir o que já está pronto e que, convenhamos, já é sensacional.
 
Para entender o funcionamento, vamos supor que a gente tenha comprado o curso de Direito Previdenciário para Receita Federal de nosso mestre Cassius Garcia, que, por sinal, é um fenômeno, didática sem igual.
 
Os principais botões que você encontrará pela frente são estes.
 
 
A maior parte destes botões já é familiar para quem é usuário do nosso Sistema de Questões.
 
Vamos neste momento destacar dois deles: a lupa verde (o primeiro botão acima) e a seta em S (terceiro botão).
 
Na lupa verde, temos acesso ao índice das questões.
 
 
 
Clicando nele aparece o seguinte:
 
 
 
O índice te dá a visão total do conteúdo de questões, incluindo a distribuição percentual de cada tópico dentro do caderno. Clicando em qualquer dos tópicos acima, somos direcionados para as questões daquele assunto.
 
Assim, vamos supor que a gente clique no primeiro tópico "Conceitos e princípios constitucionais". Seremos direcionados para a primeira questão deste assunto:
 
 
Uma vez dentro da questão, você pode resolver, ver o comentário do professor (balão amarelo), participar do fórum da questão (nuvem azul), favoritar (estrela), e mais um monte de coisas.
 
E pode também ver a teoria correspondente a esta questão. Ou seja, você consegue ir da questão diretamente para o tópico de teoria correspondente. Basta clicar no botão da setinha branca em "S":
 
 
Clicando nele, você é direcionado para:
  • o primeiro capítulo do material teórico (caso esteja abrindo o curso pela primeira vez)
  • ou para o capítulo correspondente à questão que você estava estudando
No exemplo que estamos vendo, seríamos direcionados para o capítulo de "Conceitos e princípios constitucionais da Seguridade Social".
 
No final do capítulo teórico há um link para as questões que tratam deste assunto:
 
 
Ou seja, você consegue sair da teoria e ir para as questões, ou sair das questões e ir para a teoria. É um caminho de mão dupla.
 
Outra coisa bem legal. Uma vez dentro da parte teórica, você também tem acesso a um índice, só que desta vez é o índice da teoria. Assim você consegue rapidamente escolher que assunto estudar. Exemplo:
 
 
 
Do índice da teoria destacamos algumas coisas importantes:
  • veja que nem todos os capítulos estão disponíveis. Há alguns com data prevista para 20/08, 10/09, e assim por diante. É importante checar isso na hora da compra, pois, se o aluno tiver urgência de já baixar todas as aulas imediatamente, não conseguirá.
  • O primeiro capítulo do curso está disponível hoje. Repare que ele está sem data de cronograma. Então é isso: não tem data de cronograma é porque a aula já está disponível
  • Há um botão azul de impressora lá em cima. Ele significa o que você provavelmente já está achando que ele significa: dá para imprimir toda a teoria. Você consegue imprimir do jeito que quiser: só a teoria de um capítulo, todos os capítulos de uma vez, imprimir com fonte grande, com fonte pequena, só os resumos, resumos + teoria
 
3) Por que você deve adquirir nossos cursos
 
Como deu para perceber, o TEC Concursos é um site que nasceu focado em questões, e tem esta filosofia até hoje. O estudo para concursos deve ser focado em questões. É isso que interessa no final das contas: marcar o "x" no lugar certo.
 
E como se consegue isso?
 
Praticando exaustivamente questões de provas anteriores. Não é à toa que 62 dos 100 primeiros colocados no último AFRFB foram em algum momento alunos do TEC.
 
Trouxemos esta filosofia para nossos cursos. O formato desenhado de material teórico é para isso: focado para que você resolva questões.
 
Isto significa nem "enrolar de mais", nem ser "rasteiro de mais", é a teoria na medida certa para matar as questões. É por isso que conseguimos deixar tudo amarradinho - você sai do capítulo de teoria para as questões, volta das questões para a teoria.
 
O fato de amarrarmos a teoria num sistema online de questões tem várias outras vantagens. Você tem todo o suporte de nosso sistema, conseguindo controlar seu desempenho por assunto, analisar sua evolução. Com isso, você tem ferramentas excelentes para gerenciar completamente seu estudo. Consegue ver os pontos em que está mais fraco, em que está errando mais, e, graças ao link com a teoria, consegue com um clique do mouse chegar ao material teórico para reforçar os estudos.
 
Você pode ainda participar dos fóruns, pode ver a resolução dos professores, pode favoritar as questões que desejar.
 
O fato de amarrarmos a teoria num sistema online de questões permite ainda que a parte teórica fique mais enxuta, pois os professores não precisam colocar uma quantidade muito grande de questões dentro da teoria. Eles podem colocar uma quantidade pequena, para compreensão da matéria. A quantidade enorme de questões fica para o caderno de questões. Simples assim.
 
O resultado é que a quantidade de material que você precisará imprimir (caso queira imprimir.... sempre há a opção de estudar online) será bem mais enxuta que os tradicionais cursos em PDF. A parte teórica fica mais clean, mais "direto ao ponto".
 
Repare que a parte teórica não fica com menos conteúdo que qualquer outro material. Não é isso. É que ela pode se dar ao luxo de focar apenas e tão somente naquilo que ela de fato é: material teórico. O universo de questões é tratado a parte. E, com isso, você fica com a impressão de que tem menos teoria para estudar.
 
Neste ponto aproveito para tratar de um feedback de um dos primeiros alunos que comprou meu curso aqui no site. Todos os meus cursos regulares (tanto de financeira, quanto de estatística, quanto de raciocínio lógico) são, de longe, os mais completos que eu já dei nesses meus quase dez anos de aulas para concursos públicos. Há tópicos neles que eu nunca havia ministrado antes.
 
O aluno veio me parabenizar porque achou o curso de financeira bem light, bem direto ao ponto, ótimo para uma revisão final. Ele disse ainda que sabia que o curso era meio resumido, e talvez não tão completo quanto de outros sites, mas que estava o atendendo muito bem.
 
No que eu respondi: o curso aparenta ser menos completo. Na verdade ele é de longe o mais completo que eu já fiz, e garanto que é o mais completo (ou, para ser conservador, um dos mais completos) do mercado, pois eu mexo com isso há quase dez anos, e sei que tem coisas ali que você não acha em outro lugar.
 
É o cenário ideal: mais conteúdo, só que mais enxuto.
 
Finalmente, nossos cursos são sempre atualizados. Quando o professor resolve mudar seu material, seja por conta da publicação de uma nova lei, um novo acórdão, ou por qualquer outro motivo, você tem acesso à atualização na mesma hora.
 
4) Principais regras sobre acesso
 
O acesso aos cursos tem data limite. No exemplo do curso de Previdenciário do Prof. Cassius, o acesso vai até 28/02/2015. Até essa data você tem acesso a todas as atualizações do material. Se sai uma alteração na lei, uma nova jurisprudência, algo que resulte em modificação no material, o prof Cassius modifica e você já recebe essa atualização.
 
Após a data limite, ou seja, após 28/2/2015, o aluno perde o acesso à teoria e às questões.
 
Há uma exceção. Caso seja assinante do Sistema de Questões, o aluno pode manter o acesso às questões (e apenas a elas).
 
Resumindo. Para o exemplo do curso de Previdenciário para AFRFB, temos:
  • até dia 28/02/2015: acesso full, incluindo atualizações de material teórico
  • pós dia 28/02/2015:
    • se assinante do Sistema de Questões: mantém acesso às questões de previdenciário, mas perde acesso à teoria
    • se não assinante do Sistema de Questões: perde acesso tanto à teoria quanto às questões
Assim, nossa recomendação é que, antes da expiração, você imprima o material teórico. Assim terá todo o conteúdo que comprou salvo em PDF.
 
5) Impressão
 
O material teórico pode ser impresso em PDF.
 
Quanto às questões, é possível imprimir apenas enunciados e gabaritos. Os comentários não podem ser impressos.
 
Para imprimir, basta clicar neste botão:
 
 
Quando você clica é gerada uma aba específica com o conteúdo preparado e formatado para impressão. Nesta aba, você também pode selecionar uma impressora PDF ao invés de imprimir em papel.
 
Aqui fica uma dica: o Google Chrome possui recurso nativo para gerar PDFs. Se chama "Salvar como PDF". Basta mandar imprimir e escolher esta opção.
 
Caso você prefira usar outros navegadores, basta ter uma impressora PDF instalada (há vários softwares que fazem isso e podem ser baixados e usados gratuitamente).
 
Neste vídeo exemplificamos o processo de impressão de um caderno de questões.
 
 
Todos os cursos já disponíveis podem ser acessados nesta pagina.
 
Para você conferir tudo o que disse acima, nada melhor que acessar nosso curso gratuito de "Introdução à Matemática Financeira." Lá você poderá navegar e conferir as funcionalidades de nosso sistema.
 
Abraços!
 
Vítor
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.