Como usar o filtro de assuntos

Pessoal, temos recebido e-mails de alunos com dificuldade de montar cadernos de provas usando a árvore de assuntos. Então, no post de hoje, vamos dar algumas dicas. Como exemplo, vamos supor que queremos montar um caderno sobre o assunto "Despesa Pública", da matéria Administração Financeira e Orçamentária (AFO).

A primeira coisa que você deve saber é que existe um arquivo em pdf contendo todos os assuntos de todas as matérias. Ele se chama "árvore de assuntos". Para acessá-lo, faça o seguinte. Entre no gerador de provas (basta clicar em "novo caderno"). Depois clique no link abaixo:



Você fará o download de um arquivo em pdf, contendo todas as árvores de assuntos. Elas são semelhantes a índices de um livro - contém os assuntos em uma sequência lógica.

No caso do exemplo que vamos trabalhar, segue um trechinho da árvore de Administração Financeira e Orçamentária:



Queremos então filtrar por questões de "despesa pública". Há duas formas de fazer isso:

1ª opção - basta digitar o nome "despesa pública" no campo "Pesquisar por nome de assunto".


Vejam que bastou digitar parte do nome - "despesa p" -  que o site já traz todas as opções de assunto, de todas as matérias.

Em seguida, clique no "+" para adicionar o assunto desejado ao filtro que você está montando.

2ª opção - Clique sobre a matéria:



O site te traz todos os assuntos da matéria, em ordem alfabética. Em seguida, basta selecionar o assunto desejado:



Pronto, está selecionado o assunto "Despesa pública", da matéria AFO. No instante em que escrevo esse texto, são 169 questões só desse assunto.

Observando a árvore de assuntos, vocês podem ver que "Despesa pública" é um tópico agrupador. Ele agrupa vários outros, como:
9.1. Classificação por Natureza da Despesa
9.2. Classificação Institucional
9.3. Classificação Funcional
9.4. Estrutura Programática
9.5. Classificação por Esfera Orçamentária
9.6. Despesa Orçamentária e Extra orçamentaria
9.7. Demais Classificações (Despesa Pública)
Assim, selecionando o tópico agrupador (Despesa pública), todos esses assuntos menores já estão automaticamente selecionados. Você já terá acesso a questões de "Classificação por natureza da despesa", a questões de "estrutura programática", de "classificação por esfera orçamentária", e assim por diante.

Você não precisa selecionar todos esses tópicos individualmente. Basta selecionar o agrupador.

Só use os assuntos "micro", se você quiser montar um caderno de provas bem específico, só com uma pequena parte da matéria.

No exemplo acima, se tivéssemos selecionado apenas o tópico "micro" denominado "Estrutura programática", obteríamos 34 questões, em vez das 169.

Finalmente, se você quiser fazer um caderno com todos os assuntos da matéria AFO, basta clicar em "todos".




Pronto, agora você já está preparado para aproveitar ao máximo o filtro de assuntos.

Ah, um último detalhe: a ávore de assuntos é atualizada, aproximadamente, a cada quinze dias. Então sempre confira se o arquivo que você tem é o mais recente.
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.